ABC DA FILATELIA
É o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados.
O primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840, dentro da reorganização promovida no serviço postal daquele país por Rowland Hill. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário.
Rowland Hill
História. O primeiro serviço organizado de difusão de documentos escritos que se tem notícia remonta a 2400 anos a.C.,tendo surgido no Antigo Egito, quando os faraós usavam mensageiros para a difusão de decretos em todo o território do Estado.
Substantivo masculino Pequeno retângulo impresso que é colado em envelopes, cartões postais ou pacotes enviados pelos serviços de correios, a pagamento: selo postal; estampilha. ... [Figurado] Indicador de marca, distinção, sinal: o selo da epidemia marcava o castelo.
Selo postal de tiragem limitada, alusivo a comemoração de data de destaque no segmento sociocultural, com repercussão nacional ou internacional. ... O prazo de comercialização é indeterminado e o prazo de circulação indefinido.
Contrato ou tratado firmado por dois ou mais países visando o aperfeiçoamento de seus intercâmbios postais.
Diminuição da espessura do papel do selo. Ver adelgaçado.
Modalidade filatélica dedicada ao desenvolvimento, à operação ou a outras facetas dos serviços de Correio Aéreo.
Para a Filatelia, aerograma é qualquer envelope circulado por via aérea, com selos e carimbo especial. Chama-se também aerograma a peça especial para cartas aéreas, emitido por várias administrações postais, já com papel de carta, selo (franqueado) e envelope.
Unidade dos Correios destinada a atendimento postal e outros serviços.
É um livro de folhas apropriado para guardar os selos, podendo ou não ter as imagens dos selos já impressas. Há diversos tipos, por países ou temáticos. O primeiro álbum foi publicado em 1862 por Justin Lallier, com o nome de Timbres Postales.
Imagem representando conceitos abstratos, como República, Liberdade, utilizado em diversos selos. A mais conhecida das alegorias é a Marianne, imagem de uma mulher usando um barrete frígio, que representa a República Francesa.
Sigla aportuguesada da WADP – World Association for the Development of Philately ou Associação Mundial para o Desenvolvimento da Filatelia, órgão que congrega as diversas entidades visando o desenvolvimento da Filatelia.
Etiqueta aderente ao selo, separada ou não dele por denteação. Ver vinheta.
Detalhamento do desenho de um selo, com todas as especificações técnicas, como a localização do texto, dimensões, cores, etc. É a etapa final do processo de criação de um selo postal.
Nome dado a uma tira horizontal de selos
Cartão destinado à correspondência, contendo selo ou fórmula de franquia impressa no anverso, no ângulo superior direito, geralmente ao lado de uma ilustração (não confundir com cartão-postal). O selo ou forma de franquia impressa torna o bilhete – postal uma peça pré-paga ou Inteiro Postal.
Conjunto de um a cinco selos impressos em uma pequena folha, na horizontal ou na vertical, vendidos somente em conjunto, mas podendo ser utilizados no todo ou em parte no porteamento de correspondência.
Bloco postal emitido para assinalar a comemoração de um acontecimento especial.
Fundo de selo, formado por linhas paralelas ou entrecruzadas, sobre o qual é aposto o desenho principal do selo. A burilagem tem por finalidade dificultar as falsificações.
Caderno especial com folhas com espaços para aposição de selos, semelhante a um álbum. Geralmente utilizados para trocas ou para selos em duplicata.
Canto de folha, constituído de um selo e de parte da margem da folha, no qual aparece a data de impressão ou da emissão.
São marcas que registram a geografia e documentam a história, fixando os acontecimentos importantes do País e situando-os no tempo, com a data, e no espaço, com a indicação do local.
É aquele destinado a comemorar eventos importantes ou homenagear personalidades.
É o instrumento datador existente em todas as agências de correio, destinado a obliterar (carimbar) os selos aplicados nas correspondências postadas e registrar a data de expedição.
Tem o objetivo exclusivo de acompanhar e registrar o dia de lançamento de um selo e, por isso mesmo, só pode ser utilizado no dia da emissão. Somente pode ser aplicado sobre o selo ao qual se refere.
Carimbo postal usado no último dia de circulação de uma peça. A prática foi adotada por poucos países, como a Argentina, nas décadas de 50/60.
Carimbo postal, sem legenda (local e data)
Mais tradicional serviço postal dos Correios. É o meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escritas.
Peça confeccionada em papel resistente, própria para correspondência breve, contendo ilustração ou fotografia no anverso e, no verso, espaços para indicação do franqueamento e do destinatário.
Entidade sem fins lucrativos destinada a congregar colecionadores de selos postais. São também chamadas Sociedades ou Associações filatélicas.
Arte de colecionar cartões-postais
Peça de metal utilizada na impressão do selo.
Retângulo de papel transparente, gomado numa das faces, utilizado para prender o selo na folha de um álbum, funcionando a maneira de uma dobradiça, permite melhor arejamento do selo.
Livro de folhas grossas com tiras de papel transparente ou de plástico, utilizado para guardar e classificar os selos postais de um colecionador.