História Filatelia

Etimologicamente formada das palavras gregas phílos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a Filatelia é normalmente definida como o acto de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros.Mas, muito mais do que um hobby de colecionismo, a Filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo.

HISTÓRIA DO SELO POSTAL E DA FILATELIA
O primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840, dentro da reorganização promovida no serviço postal daquele país por Rowland Hill. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário. A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os Correios no mundo inteiro.
Os primeiros selos do mundo têm como figuração a efígie (como a da Rainha Vitória, no Penny Black), o brasão ou a cifra.

EMISSÃO DE SELOS DE ANGOLA
A primeira emissão de selos de Angola foi posta em circulação no dia 1 de Julho de 1870, por ordem de D.Luis I, Rei de Portugal.
Os selos foram desenhados por Augusto Fernando Gerard e representavam a coroa Portuguesa limitada numa circular Grega. Foram tipografadas na casa da Moeda, em Portugal, com papel liso, fino, medio, com denteado de 12 ½,13 ½ e 14, em folhas de 28 selos.
A emissão era composta por seis selos ordenados em valores de 5 a 100 reis. Estes selos saíram de uso em 1886.
Entretanto, na Angola Independente, o primeiro selo foi posto a circular em 11 de Novembro de 1975. Foi desenhado por Higino de Abreu, impressos em offset em folhas de 100 selos, pela casa da Moeda, em Lisboa com uma tiragem de 5.000.000 de exemplares, denteado 131/2 com a taxa de kz 1.50.
Presentemente, as emissões de selos apresentam temáticas diversificadas que vão de encontro á procura dos colecionadores nacionais e internacionais.
A revista Francesa Le Monde de Philateliste considerou os selos de Angola como um dos melhores de Africa tendo sido elogiados pela sua autenticidade e sobriedade.
Através da emissão de selos Habitação tradicional Angola arrebatou o grande premio da Arte Filatélica dos PALOP e um prémio em França, através do subscrito alusivo a descoberta da América na 6ª Copa mundial do selo por ter sido classificado como o melhor do continente Africano.